2005-12-11

Saloios em bicos de pés

É interessante observar como, quando se aproximam eleições, algumas pessoas têm tendência para se porem em bicos de pés, tentando, assim, dar um novo impulso à sua carreira. Tive ocasião de observar isso nas últimas autárquicas durante a campanha em Sintra. Quando o operador da RTP apontou a câmara para o então candidato João Soares, logo um dos seus apoiantes, que, por acaso, conheço bem, deu 2 ou 3 empurrões de modo a colocar-se exactamente por detrás do candidato de modo a também aparecer na televisão. Neste caso, a sua origem saloia ajuda a compreender a sua atitude.

Nestas eleições, talvez por haver muito menos candidatos e, portanto, potenciar muito maior visibilidade, esse tipo de atitudes têm sido uma constante, com grande número de "personalidades" a colarem-se aos candidatos potencialmente ganhadores (leia-se Cavaco e Soares). De todos o que me causou maior surpresa (até por não me parecer de origem saloia) foi o apoio de Joana Amaral Dias à candidatura do avô Soares.

Ou a (ainda?) deputada do Bloco de Esquerda se enganou no partido em que se filiou ou no candidato que apoia. Não é que ache que deveria apoiar cegamente Francisco Louçã, mas de todos os candidatos de esquerda (partindo do princípio que a moça ainda é de esquerda), Soares é, precisamente, aquele que mais próximo está de tudo aquilo contra o qual o BE sempre lutou: democracia burguesa, compadrios, zigue-zagues e cambalhotas ideológicas, demagogia e muitos favores ao Capital. Advinha-se que um lugar de destaque na Fundação Soares, ou qualquer tacho equivalente, será em breve oferecido à distinta deputada.

Parece que o Zé Povinho trocou os manguitos por palmadinhas nas costas ou prefere não tomar posições públicas com medo de perder o tacho. O Bordalo, se vivesse hoje, nunca conseguiria editar fosse o que fosse -- no máximo poderia aspirar a um cartoon semanal num jornal, mas desconfio que, mesmo para isso, teria de lamber algumas botas. Restar-lhe-ia, assim, criar um Blog ;-)

2 comentários:

Mário da Silva disse...

apoio de Joana Amaral Dias à candidatura do avô Soares.

Não percebes isto da real politik. É preciso haver alguém do Bloco a "oficiosamente" apoiar o potencial ganhador porque o futuro a isso obriga.

Garanto-te que ela não está lá por obra do Espírito Santo ou sem o consentimento do Partido.

Aliás, há que recordar que o Rosas também lá estava e isso nem seria de estranhar dadas as suas relações insitucionais com a Fundação Mário Soares, o que talvez não seja do conhecimento de todos.

Zarluk disse...

Não percebes isto da real politik

O Zé Povinho também não... daí o manguito ;-)